quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Crase

                  Crase.
 Crase é a fusão de A+A.
 Representa-se graficamente a crase pelo acento grave (`).
 Os casos mais comuns de crase envolvem a preposição a e os artigos definidos a ou as. Por isso, para saber se ocorre crase ou não, é preciso verificar se a palavra que antecede a outra exige a preposição a e se a palavra que se segue admite o artigo a ou as.
 Observe por exemplo, esta frase:
 Fui à escola.
 Fui                                   a                a        escola
Termo que exige   preposição   artigo   Palavra feminina que
a preposição a.                                          admite o artigo a.
 Há alguns artifícios saber se ocorre ou não crase. Observe.
 1-Substitua a palavra feminina que ocorre depois do a por uma palavra masculina. Se aparecer ao ou aos diante da palavra masculina, a crase está confirmada.
- Fui à praia. (Fui ao campo.)
- Enviei uma carta a ela. (Enviei uma a ele.)
- Percorri as ruas da cidade. (Percorri os bosques da cidade.)
2-Substitua o a por para a(s). Se a substituição for possível, ocorre crase.
 “Também o impulso ao pensamento é o impulso à vida. (Nietzsche.)
(Também o impulso ao pensamento ao pensamento é o impulso para a
vida.)
- Falei a você que mão viesse. (Falei para você que não viesse.)
3-Quando se tratar de nome de lugar construa a frase, usando o verbo voltar.
- Fui a Curitiba. (Voltei de Curitiba.)
- Fui à França. (Voltei da França.)

Nenhum comentário:

Postar um comentário